12.1.06

Ensinando receitas para uma lebre morta

para J.Beuys

Ontem, vendo um filme de Woody Allen na TV, lá pelas tantas ele constata que os animais são cruéis, comem uns aos outros com um despudor de mandato bíblico. Uma espécie de Comei-vos uns aos outros. E conclui: "a Natureza é um imenso refeitório". Pois se é assim estarei perdoado por ter cozinhado o Felipe. Eu já ouvi muitos casos de crianças que comeram sem saber (ou sabendo)suas galinhas, perus e patinhos. O bicho fica lá na casa engordando, as pessoas tomam afeição, mas chega sempre o dia em que a afeição vira refeição. Meus bichos de estimaçao sempre foram gatos, assim que AINDA não tive a experiencia de comer um amigo. Foi então que me telefonaram e contaram a história: o Felipe - um coelhinho branquinho, dos filhos do casal - o cachorro matou numa dentada. Não destruiu nem nada, "está aqui inteirinho, ficamos com pena de jogar fora". A prima me diz que bicho morrido de morte matada pode ser comido, de morte morrida não. E lá fui para transformar o Felipe em arroz. Fazia um tempo eu queria fazer um arroz da maneira campestre, na lenha de uma fogueira. Explico que "los arroces" são o nome genérico do que chamamos paella, naquele país de países que chamamos Espanha. Paella é apenas a palavra catalã para panela, e o arroz que se cozinha nela. A que se chama valenciana leva, ao contrario do que se pensa, enguias, cogumelos selvagens, favas e caracóis e ...coelho. Depois há toda a variação, com alcachofras, perdizes, aspargos, até chegar na nossa conhecidissima com mexilhoes, lulas, galinha, costelinha de porco. Quando cheguei houve um certo constrangimento, culpas e arrependimentos, os pais já algo sem graça pela historia, mas então o decidido a não desperdiçar a oportunidade era eu. Sei que deve ter gente se perguntando: oportunidade de que? Afinal tem coelho em qualquer supermercado, já limpo e pronto para a panela. Mas eu estava atrás era do quintal e da fogueira, nesta cidade de apartamentos e proibições. O coelho era o pretexto. Depois de muito sussuro para os meninos não perceberem o que seria o jantar começamos a fazer uma fogueira bonita, com galhos de goiabeira e outras madeirinhas combustiveis. Ficou muito bom, considero a melhor que já fiz e dou aí umas indicações para quem tiver o espaço e a liberdade para este gesto primal de cozinhar na brasa de uma fogueira de verdade, no chão bruto.
Como cozinhar o Felipe:
Eu usei uma paella de quase 50 cms de diametro, para 1 quilo de arroz. As brasas tem que ter o mesmo diametro, porque o grande segredo é não mexer o arroz depois de tudo juntado lá. ...depois termino.