17.1.06

Entrevista com David de Jorge


David de Jorge é um dinamo basco, cozinheiro que já foi eleito "O melhor da Espanha", companheiro de criação e invenção de Andoni Luis no Mugaritz e idealizador de montes de coisas para o grupo Berasategui, desde receitas até livros e cardápios. Autor de "A cocinar", um livro de receitas para serem executadas em casa, sem problemas, sem complicações e sem esnobismos. Aqui David faz um pingue-pongue rápido com GLUPT:

G: Vc acredita que podemos falar numa "Geração Berasategui"?
DJ: É verdade que Martin [Berasategui], sem dúvida alguma, possibilitou a muitos cozinheiros poder se expressar. Uma grande virtude dele, que poucos copiaram. Como se sabe os cozinheiros acendem facilmente a grande fogueira das vaidades e a generosidade não é um ingrediente que escapa do fogo...

G:O que vc mais gosta? Inventar uma receita nova, aperfeiçoar uma antiga ou recriar uma clássica?
DJ: O que eu mais gosto é de cozinhar, sem limites e sem me deixar levar pelos modismos, fazendo o que dá vontade em cada momento e perguntando aos convidados o que querem comer.

G: Como autor de um livro muito especial sobre a cozinha de todosos dias, o que cozinharias para:
Hoje:
DJ: Algo bem quente, uma sopa de choriço e uma carne com salada, cortada bem fina e com molho de mostarda muito picante.
Amanhã:
DJ: Comerei frutas, bem frescas e iogurte.
No seu aniversário:
DJ: Uma sopa de peixe e muito vinho.
Num dia de muito calor:
DJ: Gazpacho e muita água
Num dia muito frio:
DJ: Carne assada e salada.
Que é melhor para comer alegre?
DJ:Com alegría tudo tem melhor sabor. Escolheria algo que não como habitualmente, para começar a me habituar.
E triste?
DJ:Quando se está triste, é melhor se refugiar na bebida que na comida.

G:Quais os seus líquidos favoritos?
DJ: A água e o vinho

G: E os sólidos favoritos?
DJ:uma mulher, hehe.

G:Dá para desenhar neste minuto, com caneta ou com o mouse, o que está comendo agora? (sempre peço isto às pessoas, sempre é muito divertido).
DJ: Olha, nunca fui bom em desenho, mas te dou a autorização para que desenhe em meu nome 4 biscoitos de trigo e 2 potes de iogurte natural, que foi o que comi na hora do almoço.